sexta-feira, 18 de março de 2016

Bwt : Body weight Training


Aline Weber (Foto: Giampaolo Sgura / Vogue Japão)
Tudo que vai, volta - e não só na moda; no meio fitness também. Se, nas últimas décadas, as academias de ginástica só aumentavam de tamanho para que pudessem acomodar mais e mais aparelhos tecnológicos para musculação e exercícios aeróbicos, agora o inverso acontece. Salas abarrotadas de equipamentos dão lugar a espaços quase vazios, onde a máquina mais importante é o prório cliente. É o que explica Rodrigo Cenzi, diretor técnico da Leven, uma das mais sofisticadas de São Paulo, que recebeu a Vogue para testar a mais nova modalidade da marca, o Body Weight Training.

Assim como o nome diz, o BWT é uma modalidade que utiliza apenas o peso do corpo e o mínimo de acessórios ou aparelhos em cada aula (tendência que foi apontada como número 1 segundo o ranking do American College nos EUA). Trata-se de uma ótima alternativa para quem precisa de fortalecimento, mas não gosta da musculação tradicional. Além disso, a novidade é bacana porque emagrece, melhora o condicionamento físico e, principalmente, trabalha os músculos sem deixá-los "grandes demais" – ideal para mulheres que buscam um corpo definido, mas ainda assim feminino e delicado.

Em uma aula de Body Weight Training – que pode durar de 20 minutos a 1h, dependendo de seu preparo físico e objetivos – você fará séries de exercícios diversos como burpees, pranchas, flexões, agachamentos, saltos, exercícios no TRX, educativos de corrida... a lista é enorme. Tudo muda em cada sessão, e a monotonia passa longe.

Confesso que cheguei na unidade da Leven do Paraíso com baixas expectativas. "Exercícios que só usam o peso do corpo? Vai ser mamão com açúcar, nem vou suar!", pensei. Doce ilusão. Acostumada a correr longas distâncias nos finais de semana, imagine a minha surpresa quando me encontrei ofegante e coberta de suor ao final de uma aula de 45 minutos de BWT onde, de fato, só utilizamos a força do meu corpo e um colchonete, em séries que alternavam a minha frequência cardíaca e elevavam a queima de gordura à máxima potência.

“Treinar com o peso do corpo já é algo que se faz há séculos como forma de treinamento resistido", conta Rodrigo. A diferença é que agora as mulheres buscam corpos definidos, sem exageros, e ainda há muita gente que considera chata a clássica musculação. Para completar? "Se praticada três vezes por semana durante um mês, é possível eliminar de três a quatro quilos", garante o diretor técnico.  Isso sem falar no abdômen de ferro e corpinho de Miss.

0 comentários :

Postar um comentário