sexta-feira, 18 de março de 2016

Listamos os 10 erros mais comuns entre as manicures amadoras que não prejudicam só a esmaltação,mas como a saúde do cliente.


Fazer as unhas em casa pode ser uma mão na roda: além de passar o tempo, ajuda a economizar uns trocados. No entanto, além de exigir uma certa prática, o hábito deve ser acompanhado de alguns cuidados para não estragar o trabalho ou prejudicar a saúde. Para ajudar, a revista Allure pediu para Miss Popnail artist americana super cotada por seus trabalhos cheios de criatividade, para enumerar os erros mais comuns das manicures amadoras. Veja os principais:

Não passar base
Muitas pessoas acham que não precisam de base ou, ainda, que podem usar o mesmo produto como topcoat ou base. Que engano! A base funciona como um primer para suas unhas e sela os óleos naturais, que impedem a aderência do esmalte. Usar um topcoat não funciona porque, além de mais espesso e demorar para secar, o produto não impede o contato com os óleos.

Tirar as cutículas
Uma das práticas mais comuns entre as brasileira, tirar as cutículas é realmente um problema porque, basicamente, você está se cortando de propósito e abrindo caminho para microorganismos. Além disso, as cutículas servem para proteger a matriz da unha. Uma opção é empurrar as cutículas com um palito de laranjeira e creme específico para esse fim. Isso também evita pelinhas soltas.
 
Não limpar seus utensílios
Mesmo que só você use seu alicate, seu cortador de unhas e suas lixas, o acúmulo de tecido nos instrumentos é um convite para as bactérias se instalarem. Se eles ficam guardados em um ambiente fechado, pior ainda! Lave sempre com sabonete bactericida e álcool para evitar infecções.
 
Aplicar camadas espessas de esmalte
O esmalte não foi feito para ser aplicado em camadas espessas e demora muito a secar nessa situação. O melhor é aplicar três ou quatro camadas finas em vez de duas grossas, evitando a formação de bolhas e marcas na unha. Já o topcoat pode ser aplicado em uma camada mais generosa, pois foi feito para secar rápido.

Chacoalhar o frasco de esmalte
Nunca chacoalhe o frasco, porque isso cria bolhas no esmalte, prejudicando a esmaltação e a textura da tinta. Se você precisar misturar a tinta, role o frasco entre as mãos como se estivesse brincando com massa de modelar.

Pintar as unhas em uma área quente e úmida
Nunca faça as unhas em dias chuvosos e quentes, pois isso dificulta a secagem do esmalte e abre espaço para bolhas e marcas aparecerem. Em vez disso, prefira ambientes frescos e secos, que aceleram o processo.
 
Esmalte azul, a cor da tendência (Foto: Thinkstock)


Lixar as unhas em vai-e-vem
O movimento de vai-e-vem cria farpas e pequenas fissuras na unha, que podem evoluir e trincar a unha. Em vez disso, lixe em uma só direção. Pode ser mais demorado e cansativo, mas o resultado final é mais uniforme e polido.

Usar produtos de secagem rápida
Esmaltes e sprays de secagem rápida exercem tão bem sua função que acabam desidratando as unhas. Em geral, esses produtos têm acetona em sua fórmula, ingrediente que enfraquece as unhas conforme o uso. Uma sugestão é o óleo para cutículas ou óleo secante, que funciona como uma barreira protetora enquanto o esmalte ainda está fresco e ajuda a manter a hidratação.
 
Limpar os excessos com algodão
O problema de usar algodão, quer seja em um palito de laranjeira ou numa haste flexível, é que as fibras muitas vezes ficam presas no esmalte úmido. Para evitar esse risco, opte por um esmalte de cerdas retas embebido em removedor e pincele ao redor da unha. Ou tenha paciência e descasque os excessos durante o banho quente.
Frascos de esmalte (Foto: Shutterstock)

Lavar o cabelo pouco depois de fazer as unhas
A água quente é o inimigo do esmalte, pois faz com que a tinta se solte das unhas e lasque. Para que a manicure dure mais tempo, o ideal é diminuir as temperaturas e esperar no mínimo seis horas após a esmaltação para tomar banho ou lavar a louça (sempre com luvas, claro).
 
Secar o esmalte com luz ultravioleta
Antes restritos aos salões profissionais, os aparelhos de secagem com luz ultravioleta já são encontrados em versões domésticas. Mas, se passamos todo o tempo nos protegendo dos raios solares para evitar o envelhecimento da pele, por que nos expor a essa luz de propósito? Em vez disso, use o óleo secante ou um ventiladorzinho suave.

0 comentários :

Postar um comentário